Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]


Da ESPERANÇA à DESCONFIANÇA, a GERINGONÇA do mundo em que vivemos

por Rui Luzes Cabral, em 20.01.17

Há 8 anos, no rescaldo da grande vitória eleitoral de Barack Obama, saiu passados 2 dias no Jornal Público, um pequeno comentário meu em que constatava que a ESPERANÇA da sua eleição mobilizava o mundo. Alertava também que ele não era um “Super-Homem” capaz de resolver todos os problemas, no entanto, todos esperávamos mudanças sensatas, preocupações ambientais redobradas, maior atenção às questões sociais e uma postura mais simpática no relacionamento interpessoal. Obama não desiludiu e teve uma presidência muito digna, muito esforçada e preocupada, muito atenta aos problemas das pessoas, qualquer que seja a sua proveniência, raça, credo ou orientação sexual. Claro que um presidente não pode mudar o mundo, nem ninguém tem a capacidade de tornar de um dia para o outro, o mau no bom. Governar é a arte da possibilidade, realizada na conquista diária.

 

Com a eleição de Donald Trump, a palavra ESPERANÇA deu lugar à palavra DESCONFIANÇA porque da sua boca já saíram muitas promessas alicerçadas no ódio, na divisão e no conflito. Um homem de estilo hostil e agressivo à frente de um grande país gera sempre muita apreensão. Só nos resta esperar e acreditar que nem sempre a esperança se traduz numa grande governação e nem sempre a desconfiança acaba em fracasso.

 

O mundo é, de facto, uma grande geringonça cheia de armadilhas, conflitos, ódios, egoísmos, em que o dinheiro é o detonador de muitas explosões pessoais e sociais. No meio da incerteza, é sempre bom quando germina o bom senso, a harmonia, a preocupação com os outros, o respeito pela diferença, a alimentação, a saúde e a educação ao serviço do bem-estar coletivo.

 

Sabendo que a noite e o dia se equilibram, nunca esquecer que só avançamos na noite com a ajuda da luz. Que na noite que assola muitas vezes o nosso mundo, surjam cada vez mais raios de sol. Barack Obama foi um desses raios de sol. Esperemos que Donald Trump não seja só o frio e o escuro da noite…

Texto_Obama_Público_2008.jpeg

Trump.jpg

Trump e Obama.jpg

 

Rui Luzes Cabral

20 de Janeiro de 2017

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 14:37



Poesia, textos e artigos de Rui Luzes Cabral em diversos meios de comunicação social, blogs e redes sociais...

Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Janeiro 2017

D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031